Noutesia.org

Aconselhamento Bíblico Noutético – Orientação Para a Vida


Humanidade e Boas Obras: qual a diferença?

Rev. Olivar Alves Pereira

“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10).

Um assunto muito importante é que é muito mal compreendido e por isso mesmo ensinado de forma errada é o que diz respeito às boas obras. E o principal erro cometido quanto ao assunto é o de dizer que as boas obras podem ser praticadas por todas as pessoas. Isso é um erro, pois, somente quem é redimido e salvo em Cristo pode fazer boas obras.

Quando um descrente dá um prato de comida a um moribundo, uma esmola a um mendigo, socorre alguém numa situação, ou qualquer outra coisa semelhante, não se trata de “boas obras”, mas, sim, de “humanidade” (no sentido de clemência, compaixão, benevolência). Qualquer ser humano é capaz de fazer isso, até um criminoso é capaz de agir com humanidade em determinadas situações, e nem por isso, ele está realizando uma boa obra. Por quê? Porque as boas obras são obras que somente um crente em Cristo e redimido por Ele pode realizar, porque foram preparadas por Cristo (cf. Ef 2.10), orientadas e capacitadas pelo Espírito Santo, para a glória de Deus Pai. São obras que nos tornam aceitáveis à presença de Deus, logo, não são obras nossas, mas, de Jesus Cristo, pois, somente as obras Dele são meritórias e dignas diante de Deus. Por isso, Deus preparou essas boas obras de antemão em Jesus para que andássemos nelas.

Observando tudo o que Paulo está dizendo desde Ef 1.3 sobre a maravilhosa obra de salvação que Deus em Cristo realizou e aplicou por meio do Espírito Santo (v.3-14), no coração dos eleitos (v.4,5,11), ele diz que fomos predestinados por Deus para a salvação com o propósito de “sermos para o louvor da sua glória” (v.12). E como podemos viver para a glória de Deus? Praticando as boas obras que Ele “de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10).

Isto posto, reafirmamos as seguintes verdades com relação às boas obras bíblicas:

1) Elas foram preparadas por Deus para os eleitos como “estilo de vida”

Esse estilo de vida é uma vida que glorifica a Deus como:

Soberano (Ef 1.3,4): fomos eleitos porque Deus quis; e porque Ele é soberano determina que vivamos para a Sua glória, por meio de um viver, santo e irrepreensíveis.

Gracioso (Ef 1.5-8): tudo isso Ele fez conforme o seu beneplácito. Esse amor foi derramado abundantemente sobre nós.

Revelado (Ef 1.9-12): Ele Se revelou na face de Cristo. O Deus que ninguém poderia conhecer se Ele não Se desse a conhecer, Se revelou por meio de Seu Filho, pleno de amor e misericórdia, capaz de acolher em Seus braços pecadores imundos, e purificá-los por meio de Seu santo Filho, e assim, transformar esses pecadores em Seus filhos adotados.

Você tem glorificado a Deus com obras que revelam essas verdades?

2) Elas são constituídas pelos méritos de Cristo

Isso quer dizer que sem Cristo, sem Seu santo sacrifício por nós, as boas obras não existiriam em nossa vida, não seriam uma realidade para nós. Portanto, quando um crente faz uma boa obra, em momento algum ele pode roubar para si a glória de tê-la feito porque deve entender que ele só realizou essa boa obra porque Cristo conquistou-o, resgatou-o e regenerou-o para isso. Em outras palavras, foi Cristo quem o capacitou quando deu vida estando ele morto em delitos e pecados (Ef 2.1). Sem o poder vivificante de Cristo nenhuma pessoa seria capaz de realizar alguma boa obra.        

É por essa razão que em Ap 4.10 vemos que quando todos nós chegarmos diante do Trono de Deus nos céus, depositaremos nossas coroas (símbolos da nossa vitória) aos pés de Cristo porque foi por Ele que conseguimos vencer.

3) Elas são orientadas pela Palavra de Deus

Sendo as boas obras constituídas pelos méritos de Cristo, elas são também destituídas de qualquer merecimento nosso. Não merecemos absolutamente nada do que Deus em Cristo fez por nós. Não há qualquer espaço para arrogância da nossa parte quando realizarmos alguma boa obra, até mesmo porque as boas obras são feitas de acordo com a Palavra de Deus, e se houver algum indício de arrogância em nós, significa que não fizemos de acordo com a Palavra de Deus. Logo isso não é boa obra; é uma obra da carne.                

Toda obra que um crente realiza tendo como objetivo a glória de Deus, obedecendo a Palavra de Deus e capacitado pelo poder de Cristo, é uma boa obra. Obras de humanidade estão totalmente destituídas dessas verdades, ainda que promovam algum bem. Somente as boas obras serão recompensadas na Eternidade, ao passo que obras de humanidade não passam de obrigação de todos os homens, e sofrerão o dano eterno porque são expressão do orgulho humano tentando conquistar o favor de Deus por conta própria (cf. Ec 12.13-14).

Ad Majorem Dei Gloriam



Deixe um comentário