Noutesia.org

Aconselhamento Bíblico Noutético – Orientação Para a Vida


O que mais necessitamos é de conversão

                Sempre nos deparamos com situações que indicam a necessidade de uma mudança no comportamento, quer seja em nós ou nos outros. Pais enfrentam constantemente essa necessidade em relação ao comportamento dos filhos, professores na sala de aula passam pelas mesmas dificuldades com alunos. Enfim, em todos os nossos relacionamentos nos depararemos com a necessidade de mudança no comportamento.

                Aí então surge uma pergunta: será que é a mudança em nosso comportamento a nossa grande necessidade? Com toda certeza, não, ainda que essa mudança também seja importante. Mas, a mudança que precisa acontecer em nós é a que se processa em nosso coração. É a mudança profunda na nossa natureza, a qual mudará também as motivações do nosso coração e nossa conduta diante das circunstâncias.

                A razão por que as igrejas hoje estão cheias de gente melindrosa, sensível a tudo, e inconstante na fé, tem como um dos principais motivos o fato de pouco ser pregado nelas a necessidade que todo homem tem de uma verdadeira e profunda conversão no coração. As pessoas são ensinadas que elas precisam ter fé para resolverem seus problemas de ordem financeira, conjugal ou mesmo na  saúde física, mas, a desonestidade desses pregadores faz com que essas pessoas nunca ouçam que o que elas mais necessitam é reconciliarem-se com Deus.

                Não se assuste quando eu chamo isso de desonestidade, porque o é. É desonesto pregar para as pessoas que elas precisam ter fé para terem dias melhores nesta vida, se não for pregado a elas que de nada adianta ganharem o mundo inteiro se vierem a perder a sua alma eternamente (cf. Marcos 8.36).

                É desonestidade levar as pessoas a exercerem a fé comum (aquela que todo ser humano tem em alguma coisa, e que não passa de crendice e idolatria), se não lhes for dito que elas precisam receber de Deus o dom da vida o qual traz consigo a Fé Salvadora, a qual somente os que são salvos têm, porque assim como a Vida Eterna, a Fé Salvadora também é dom de Deus (cf. Efésios 2.8-10). Enquanto elas forem incentivadas a exercerem somente a fé comum e não forem despertadas para a necessidade da Fé Salvadora, essas pessoas estarão sendo ensinadas a buscarem a salvação pelas suas próprias obras (se é que serão ensinadas a buscarem a salvação).

Antes de exigir mudança de comportamento de uma pessoa, tenha certeza de que tal pessoa é convertida a Cristo. Não queira que uma pessoa (ou até mesmo você) mude de comportamento definitivamente, caso não tenha experimentado a conversão sincera e genuína. Exigir algo de uma pessoa não convertida para o qual somente a conversão a Cristo pode capacitá-la, é no mínimo incoerente.

Não estou dizendo que você não deve buscar mudança alguma nas pessoas não convertidas. Quanto a essas, faça o que Jesus fez com Nicodemos: mostre-lhes que a mudança completa e permanente em seus corações acontecerá quando a maior necessidade delas, a de uma nova natureza lhes for concedida quando se entregarem a Cristo e se submeterem a Ele.

                Não lance mão de filosofias e estratégias de autoajuda, porque você estará passando uma mentira das mais diabólicas para essas pessoas, a saber, que elas poderão mudar pelo esforço e recursos delas apenas. Em vez disso mostre às pessoas que elas necessitam de Deus e do Seu poder que transforma e fortalece.

                Não perca tempo adulando pecadores. Isso é o mesmo que perfumar porcos que ao menor descuido seu correrão para a lama e rolarão nela porque a sua natureza ainda é porca. Em vez disso, seja firme, e com amor e doçura mostre-lhes qual a maior necessidade que eles têm: reconciliarem-se com Deus e viverem eternamente com Ele em Sua excelsa glória.

                Mas, se prepare. Você não será popular, antes, será tido como arrogante (embora a maior arrogância não seja apontar o pecado dos outros, mas, sim, não admitir o seu próprio).  Igrejas que pregam essa mensagem, não estarão cheias de pessoas, mas, as pessoas que lá estiverem estarão cheias e transbordantes do Espírito Santo.

                Conversão verdadeira a Deus é a promessa Dele para nós. Em Ezequiel 11.19,20 Ele diz:

“Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo e eu lhes serei o seu Deus”.


Rev. Olivar Alves Pereira
Ad Majorem Dei Gloriam



Deixe um comentário