Neste trabalho realizado em julho de 2004, fiz uma introdução e análise desta pequena carta em sua extensão, mas, em seu conteúdo, muito profunda, pois, nela vemos um Raio X do coração de Paulo, demonstrando o verdadeiro amor cristão.
Estudar Filemom é mergulhar num dos textos mais práticos sobre o perdão, bem como segundo Gundry:
“Dificilmente há um exemplo mais notável dos salutares efeitos sociológicos do evangelho, em todo o Novo Testamento” (GUNDRY, 1991, p. 338).
Que Deus abençoe o seu coração tanto quanto abençoou o meu.
Pastor Presbiteriano (Igreja Presbiteriana da Vila Pinheiro – Jacareí – SP).
Graduado em Teologia pelo Centro de Estudos Teológicos do Vale do Paraíba (CETEVAP) São José dos Campos – SP, e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Ciências da Religião por esta Universidade. Pastor reformado (subscreve integralmente dos Símbolos de Fé de Westminster e os aplica em seu ministério), é escritor (autor do livro “Confissão de Fé de Westminster Comentada”, publicado pela Editora Cristã Emerick), professor (lecionou no Centro de Estudos Teológicos do Vale do Paraíba – CETEVAP, as disciplinas de Teologia Sistemática, História Bíblica e Eclesiástica, Ética Cristã, Cristianismo e Cultura). É conselheiro bíblico (crê na inerrância e suficiência das Escrituras para tratar com o ser humano de forma integral).
Deixe um comentário