Noutesia.org

Aconselhamento Bíblico Noutético – Orientação Para a Vida


O trabalhar de Deus em nosso coração

Amo música e instrumentos musicais. Os pianos acústicos geralmente têm três pedais de sustentação. Certa vez, enquanto  observava um piano, percebi que um dos seus pedais era mais brilhante que os outros, mas, não só isso, ele também é mais gasto. A conclusão lógica a que cheguei é que este pedal é o mais utilizado dos três. Quanto mais o pianista nele pisa, mais gasto ele fica, mas, mais limpo e brilhante também.   

Não pude evitar a analogia com o agir de Deus em nossos corações. De forma muito parecida, Deus age em nós, ou seja, quanto mais usados por Deus, mais gastos, desgastados e cansados ficamos. Mas, isso longe de ser um motivo para desanimarmos deve ser sim, motivo para louvarmos a Deus, pois, para que sejamos usados por Ele, para que produzamos mais frutos Ele nos limpa. Observe o que diz o seguinte texto: Jo 15.

Neste lindo capítulo das Escrituras Sagradas, o Senhor Jesus declara:

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda” (v.1,2).

Somos para Cristo o que os ramos são para o tronco de uma videira. É possível encontrarmos ramos secos mesmo estando ligados ao tronco de uma videira. Tais ramos não produzem porque neles não corre a seiva da videira. Da mesma forma é possível alguém estar ligado às coisas da Igreja, participar dos eventos, e até mesmo contribuir com seus recursos para a Obra do Senhor, mas, não ter a Vida de Cristo fruindo em seu coração. Assim como o agricultor corta esses ramos secos que estão ali ocupando o lugar de outros, da mesma forma Deus limpa Sua Igreja.

Mas, agora observe que em relação aos ramos produtivos, o agricultor os limpa, os poda para que venham a produzir ainda mais. Assim acontece com aqueles que estão ligados a Cristo e têm a Sua Vida correndo em seus corações. Tais crentes são limpos por Deus:

Através da Palavra. No v.3 o Senhor Jesus disse: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”. Em Jo 17.17 Ele ora ao Pai e pede: “santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. É pelo contato constante com a Palavra de Deus que o crente é limpo de seus pecados. É a Palavra de Deus a ferramenta que o Espírito Santo usa para lapidar nosso coração (Jo 14.26).

Através das tribulações. Em Rm 12.12 a Bíblia diz: “regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes”. A esperança do crente é Cristo (1Tm 1.1), por isso mesmo ele deve ser paciente na tribulação suportando as provas sempre colocando seu coração diante de Deus em oração. Em 2Co 4.16-18 Paulo nos lembra que as nossas leves e momentâneas tribulações produzem para nós “eterno peso de glória, acima de toda comparação”.  Devemos olhar para nossas tribulações sabendo que Deus não desperdiça nenhuma delas, pois, Ele as usa para moldar o nosso coração e caráter de conformidade com o caráter de Cristo (Rm 8.28,29).

Não existe crescimento sem dor, polimento sem desgaste, uso sem atrito. Quando o Senhor Jesus nos chamou para servi-Lo deixou bem claro que nossa vida não seria fácil; teríamos de fazer renúncias o tempo todo deixando de lado a nossa vontade para fazermos somente a Dele a todo custo (Lc 9.23,2).

Sabe aquele pedal do piano que é mais polido e brilhante? Então, ele serve para sustentar o som fazendo com que a nota seja mais longa. Enquanto estivermos passando pela dor da tribulação, pela intensidade da aflição em nossa vida, que a “nota” da gratidão, da alegria e da confiança em Deus seja alongada em nossa vida por meio da nossa gratidão a Deus pelo fato Dele ainda querer usar pecadores como nós para o louvor da Sua glória!

Rev. Olivar Alves Pereira
Ad Majorem Dei Gloriam



Deixe um comentário