Em At 9.32-35 lemos sobre a cura que Deus realizou na vida de Eneias. Quando Pedro foi à cidade de Lida encontrar-se com outros irmãos em Cristo,
“encontrou ali certo homem, chamado Eneias, que havia oito anos jazia de cama, pois era paralítico” (v.33).
Na história de Eneias vemos três aspectos da obra de Cristo na vida de todos quantos O recebem como Salvador e creem em Sua Palavra.
O primeiro aspecto que vemos é que a obra que Cristo realiza no coração do homem começa com a pregação da Palavra. No v.32 vemos que Pedro foi encontrar-se com aqueles “santos”, isto é, irmãos. Embora não esteja explícito no texto, o objetivo dessas viagens sempre era para compartilhar a Palavra de Deus. É impossível haver conversão a Cristo, onde o Evangelho não é anunciado (Rm 10.14-15). Precisamos entender que é nossa responsabilidade pregar o Evangelho (1Co 9.16). O segundo aspecto da obra que Cristo realiza no coração do homem é pôr em ordem a sua vida. No v.34, Pedro dirige-se a Eneias e lhe diz:
“Eneias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma o teu leito”.
Pedro deixou bem claro que o milagre é obra de Cristo. Também deixou claro que Eneias deveria cuidar de seus pertences e arrumar seu leito (uma esteira). A pessoa que é alcançada pela graça de Deus, além de receber a bênção da salvação, também age com responsabilidade para com as demais áreas de sua vida. Ela se empenha em pôr em ordem cada parte de sua vida. Uma vida organizada reflete o domínio próprio que é fruto do Espírito no coração da pessoa. Eneias tinha de arrumar seu próprio leito e não deixar sua responsabilidade para outro, algo que ele fez imediatamente. A disposição em obedecer prontamente a Palavra de Deus é resultado de uma conversão genuína.
Por fim, o terceiro aspecto da obra de Cristo no coração da pessoa que por Ele foi salva é o testemunho do que Cristo faz na vida da pessoa. No v.35 vemos que
“todos os habitantes de Lida e Sarona (…) se converteram ao Senhor”.
O testemunho que devemos dar não é sobre o que fazemos para Cristo (isto é auto propaganda), mas, sim, o que Cristo fez e faz em e por nós. Assim como aconteceu com Eneias, também deve acontecer conosco. As pessoas precisam ver em nós a profunda mudança que Cristo operou. Não há testemunho melhor que este!
Rev. Olivar Alves Pereira
Ad Majorem Dei Gloriam

Deixe um comentário