Noutesia.org

Aconselhamento Bíblico Noutético – Orientação Para a Vida


Quando os filhos são mais importantes que Deus

O relato bíblico sobre os filhos do sacerdote Eli e a sua falha como pai deve causar-nos espanto e levar-nos à reflexão sobre a forma como estamos criando nossos filhos.

Eli era sacerdote do SENHOR Deus em Siló (1Sm 1.24). De seus dois filhos, Hofini e Fineias, que eram sacerdotes juntamente com Eli (1Sm 1.3), a Bíblia diz:

“Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o SENHOR” (1Sm 1.12).

A expressão “filhos de Belial” é carregada de um significado muito triste. Em nota, a Bíblia de Estudo de Genebra explica que essa expressão hebraica conota pessoas vis, sem valor. É usada a respeito daqueles que incitam à idolatria (Dt 13.13) ou à insurreição (1Sm 10.27; 2Sm 16.7; 20.1); que são sexualmente imorais (Jz 19.22); ou que são mentirosos (1Rs 21.10,13). Hofini e Fineias eram gananciosos, glutões e sacrílegos (1Sm 1.13-17); eram promíscuos (1Sm 2.22).

Em 1Sm 2.22-25 encontramos Eli repreendendo seus filhos, mas, sua repreensão veio tarde demais. Também faltou Eli ter sido mais incisivo quanto ao zelo por Deus e por Seu culto, e também mais rigoroso com eles.

Deus então levantou um homem de quem nada mais sabemos (1Sm 2.27) para repreender Eli, e a palavra que este trouxe da parte de Deus foi sobremodo pesada:

“Por que pisais aos pés os meus sacrifícios e as minhas ofertas de manjares, que ordenei se me fizessem na minha presença? E, tu, por que honras a teus filhos mais do que a mim, para tu e eles vos engordardes das melhores de todas as ofertas do meu povo de Israel?” (1Sm 2.29).

Eli fez vistas grossas ao pecado de seus filhos porque também era tão ganancioso e glutão quanto eles. Mas, Deus não fez vistas grossas aos pecados de todos eles. No v.30 lemos:

“Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos”.

Essa história deve chamar-nos a atenção para o fato de que muitas vezes honramos mais aos nossos filhos do que a Deus, como por exemplo quando deveríamos repreendê-los, corrigi-los e disciplina-los por ser uma ordem de Deus, e não fazemos por relaxo, ou por desprezo para com a Palavra de Deus, ou por compensação quando deixamos de dar amor e atenção a eles por sermos egoístas, e, então quando nos damos conta do nosso erro para com nossos filhos, queremos compensá-los dando tudo o que eles quiserem, ou não sendo “pais chatos” que os disciplinam. O resultado disso será catastrófico.

Não podemos esperar uma vida feliz e próspera para os nossos filhos se não lhes mostrarmos que Deus é mais, muito mais importante do que eles para nós. Se uma pessoa não amar a Deus com toda sua alma, força e entendimento (Mt 22.37), e mais do que aos seus próprios familiares (Mt 10.37), não os amará de verdade!                

Mostre a seus filhos que seu compromisso antes de ser com eles é com Deus, e que por isso você os disciplinará de acordo com a Palavra de Deus para que Ele seja glorificado em seu lar. Que Deus nos dê a graça de assim agirmos sempre!

Rev. Olivar Alves Pereira
Ad Majorem Dei Gloriam



Deixe um comentário