Noutesia.org

Aconselhamento Bíblico Noutético – Orientação Para a Vida


Muito mais que uma filosofia

Se me perguntassem por que eu não considero o Evangelho uma “filosofia de vida”, responderia com toda convicção de minha alma o seguinte: o Evangelho de Cristo não é uma filosofia de vida como tantos outros ensinamentos por aí o são, porque filosofias de vida não transformam vidas; quando muito mudam comportamentos e hábitos.

O Evangelho de Cristo transforma o caráter da pessoa. As filosofias não têm esse poder porque elas partem da premissa de que existe algo bom no ser humano que precisa ser aprimorado; o Evangelho de Cristo não aprimora o que está estragado. Antes, ele recupera, resgata e transforma o pecador num filho de Deus (Jo 1.12).

Enquanto as filosofias ensinam você a viver melhor neste mundo, o Evangelho vem lembrá-lo a cada dia que, se você foi transformado num filho de Deus, não foi para viver arraigado neste mundo, mas, sim, para ser a cada dia preparado para viver na eternidade com Cristo (Gl 1.4). Com certeza o Evangelho apresenta-nos um propósito de vida muito mais sublime que qualquer outra filosofia de vida.

As filosofias de vida não passam de conceitos elaborados pelos homens e se destacam por sua incapacidade de nos fazer verdadeiramente felizes. O Evangelho de Cristo, todavia, é nada menos que

“o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm1.16).

Por fim, vemos que o Evangelho de Cristo está acima de qualquer comparação com as filosofias porque, todas elas se calam diante do assunto principal da humanidade: a morte. As filosofias de vida quando não evitam falar sobre a morte, negam-na dizendo que nada há depois dela.

O Evangelho de Cristo não somente apresenta a dura realidade sobre a morte, mas, acima de tudo nos apresenta a mais linda realidade: o céu. Também aponta para a esperança que Cristo nos dá. O túmulo vazio e a ressurreição de Cristo são provas incontestáveis de que Ele não somente está vivo, como também venceu a morte para nos dar a certeza da Vida Eterna e de que venceremos a morte também. Essa convicção e esperança nenhuma filosofia de vida pode nos dar; somente o Evangelho de Cristo pode.

Rev. Olivar Alves Pereira
Ad Majorem Dei Gloriam



Deixe um comentário