Noutesia.org

Aconselhamento Bíblico Noutético – Orientação Para a Vida


Sentir-se bem depende de fazer o que é certo

Uma vida dirigida pelos sentimentos demonstra imaturidade, egoísmo, egocentrismo, e, portanto, um coração idólatra, cujo ídolo é a própria pessoa.

Os sentimentos não devem ser ignorados e desprezados, porque eles servem para nos mostrar que há algo errado conosco e precisa ser tratado à luz da Palavra de Deus.

Veja o caso de Caim, por exemplo em Gênesis 4.1-7. Deus havia estipulado a forma com Ele queria ser adorado. Abel trouxe como oferta a Deus, das primícias do seu rebanho, pois, ele era pastor de ovelhas; ele foi aceito por Deus juntamente com a sua oferta (v.4). Caim, porém, trouxe do fruto de sua lavoura (ele era lavrador) uma oferta para Deus (v.2). Mas, de Caim e de sua oferta Deus não Se agradou, o que deixou Caim profundamente irado a ponto de seu semblante expressar isso (v.5). Observe o que Deus disse a Caim (v.6-7):

“Então o SENHOR perguntou a Caim: Por que te iraste? E por que estás com o semblante abatido? Se procederes bem, não se restabelecerá o teu semblante? Mas, se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e o desejo deles será contra ti, mas tu deves dominá-lo” (Bíblia Almeida 21).

Precisamos entender o que significa “procederes bem” na pergunta de Deus a Caim. Proceder bem, aqui, significa cultuar a Deus tal como Ele havia estipulado como os homens deveriam adorá-Lo. Caim e Abel certamente aprenderam com Adão como deveriam adorar a Deus, e Adão, por sua vez, aprendeu com o próprio Deus. em Gênesis 3.21 vemos o princípio regulador do culto divino que perpassará toda a Escritura Sagrada: o inocente dando sua vida para cobrir o pecado do culpado. Ao fazer vestimentas de peles para Adão e Eva, Deus cobria a feiura do pecado deles, mas, o animal inocente teve de morrer para isso. Esse ato divino aponta para Jesus Cristo, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29), que com Seu sangue nos revestiu da Sua justiça para que pudéssemos ser aceitos na presença de Deus. Deus quer ser adorado por meio de Seu Filho Jesus Cristo. Nenhuma adoração, nenhum culto pode ser aceitável a Deus se não for oferecido confiado somente nos méritos de Cristo; nenhum coração será aceito por Deus se não estiver confiando somente no sacrifício de Jesus.

Agora podemos compreender porque Caim não procedeu bem, ou seja, não cultuou a Deus como Ele requereu. Ele quis adorar a Deus do seu jeito, talvez como muitos dizem hoje, “dando o seu melhor para Deus”. Mas precisamos entender que Deus não quer o nosso melhor, mas, sim, que confiemos no Melhor Dele para nós – Jesus Cristo.

Observe a espirar descendente em que Caim entrou. Ele:
Procedeu mal (desobedeceu a Deus),
Sentiu-se mal por ter sido rejeitado por Deus (encheu-se de ira), e
Apresentou-se mal (demonstrou semblante abatido).

Fomos criados e salvos para a glória de Deus, e isto quer dizer que o propósito de Deus para nós é que em cada momento, cada pensamento, cada palavra e em cada ação, o nosso objetivo deve ser honrar a Deus através de um viver obediente à vontade Dele. Um filho de Deus jamais se sentirá bem com o pecado, pelo contrário, o seu prazer, alegria e paz dependerão de uma consciência de um viver agradável a Deus.

Sentirmos bem, desfrutarmos da verdadeira paz e alegria constantemente em nossa vida depende de fazermos o que é certo, a saber, a vontade de Deus.

Rev.Olivar Alves Pereira
Ad Majorem Dei Gloriam



2 respostas para “Sentir-se bem depende de fazer o que é certo”.

  1. Avatar de Fernando Sampaio
    Fernando Sampaio

    Ótimo texto para autorreflexão espiritual.

    Curtir

    1. Amém. Esse é o propósito

      Curtir

Deixe um comentário