Noutesia.org

Aconselhamento Bíblico Noutético – Orientação Para a Vida


A Sã Doutrina e o Caminho da Vida

Quando você está numa estrada a qual você não conhece, as placas às margens do caminho são muito importantes. Elas indicam a direção a ser seguida. Quando, porém, numa estrada não existem placas, ou as poucas placas que existem não estão em boas condições, a viagem se torna sobremodo complicada.

Podemos usar essa figura e fazermos uma analogia com a nossa vida. A estrada é a nossa vida, e as placas indicando o caminho a ser seguido são a sã doutrina, e as placas em condições ruins que não informam corretamente, seriam as falsas doutrinas e as heresias.

Alguém que segue a sã doutrina da Palavra de Deus, apresentada em igrejas comprometidas com a glória de Deus, nas pregações cujo centro é o próprio Cristo, certamente crescerá espiritualmente, e, é claro, chegará na glória quando esta vida terminar. A sã doutrina em sua vida foram quais placas indicando com fidelidade a direção que ele deveria ter seguido e seguiu. Ao passo que aqueles que abraçaram falsos ensinamentos, doutrinas de homens que não têm compromisso algum com a glória de Deus, mas, somente com o bem-estar neste mundo, passarão suas vidas sendo enganados, acreditando em mentiras, e, por fim, perecerão eternamente.

Outro fato sobre a sã e a falsa doutrina, é que, aqueles que abraçam a sã doutrina, dificilmente se enredarão com as coisas desse mundo tais como sucesso, fama, prosperidade material. Ainda que aconteça de um verdadeiro crente cair em pecado, e causar escândalo, o fato é que os escândalos que temos visto acontecer no meio evangélico, acontecem muito mais, com quase total exclusividade no meio daqueles que abraçam falsas doutrinas. A isto a Bíblia chama de “um abismo chamando outro abismo” (cf. Sl 42.7).

Em 1Coríntios 15.32-33, o apóstolo Paulo fala justamente sobre isso:

32 E, se não haverá ressurreição dos mortos, de que me adiantou ter lutado contra feras, isto é, aquela gente de Éfeso? Se não há ressurreição, “comamos e bebamos, porque amanhã morreremos!” 33 Não se deixem enganar pelos que dizem essas coisas, pois as más companhias corrompem o bom caráter. (NVT)

Os falsos mestres que atuavam na cidade de Éfeso, trouxeram confusão à Igreja no tocante à doutrina bíblica da ressurreição. Paulo alertou àqueles irmãos a quem não andassem com aqueles hereges, e apelando para a lógica lhes disse que, se não houvesse ressurreição, então vamos aproveitar ao máximo esta vida porque em breve morreremos e tudo se acabará. Mas, a realidade é bem outra. Há ressurreição, há glória eterna, haverá um juízo final.

Alguém que prega e ensina uma falsa doutrina não é uma boa companhia. Se você quer andar no caminho certo, é preciso estar preciso estar na presença de Deus andando sob a luz da Sua Palavra, e, na presença de outros irmãos sendo membro de uma Igreja bíblica, comprometida com a glória de Deus, e que ensina você a amar as coisas lá do alto em vez das coisas deste mundo (cf. Colossenses 3.1-6).

Um evangelho falso, produz crentes enganados, que andam num caminho falso, que conduz a um céu falso que é o verdadeiro inferno.

Rev. Olivar Alves Pereira
Ad Majorem Dei Gloriam



Deixe um comentário