Noutesia.org

Aconselhamento Bíblico Noutético – Orientação Para a Vida


Saber e Crer

De tempos em tempos encontramos alguém,  famoso ou não, falando em atualizarmos, ou reescrevermos a Bíblia.  Isso porque ao lê-la (se é que a leem mesmo ou apenas estão repetindo como papagaios as falas de outros), julgam-na ultrapassada, com conceitos que hoje são tidos como preconceitos. O que isso nos mostra? Isso nos mostra que, a despeito de muitos alegarem que a Bíblia é difícil de ser interpretada (e não negamos que existam passagens dela que são difíceis de entender), no geral,  sua mensagem é compreensível. Tanto é que por não concordarem com ela, há aqueles que querem mudá-la em seu conteúdo.  Se não tivessem entendido, não estariam tão incomodados com seus ensinamentos.

Mas, tal reivindicação também revela outra verdade ainda mais profunda: a diferença entre saber e crer. É fato que o primeiro passo para alguém vir a crer nas Escrituras precisa, primeiramente, saber do que ela diz, conhecer seu conteúdo. Para tal, qualquer pessoa tem essa capacidade, uns com mais facilidade, outros com menos, mas, todos a têm. Já, o crer, seria o segundo passo nessa jornada. Para tal, a pessoa precisa de algo mais; precisa do Espírito Santo agindo em seu coração, capacitando-o por meio do Seu poder àquilo que o Senhor Jesus chamou de “nascer de novo” , ou seja, conversão:

v.3. Jesus respondeu: “Eu lhe digo a verdade: quem não nascer de novo, não verá o reino de Deus”.
v.4. “Como pode um homem velho nascer de novo?”, perguntou Nicodemos. “Acaso ele pode voltar ao ventre da mãe e nascer uma segunda vez?”
v.5. Jesus respondeu: “Eu lhe digo a verdade: ninguém pode entrar no reino de Deus sem nascer da água e do Espírito.
v.6. Os seres humanos podem gerar apenas vida humana, mas o Espírito dá à luz vida espiritual.
v.7. Portanto, não se surpreenda quando eu digo: ‘É necessário nascer de novo’.
v.8 O vento sopra onde quer. Assim como você ouve o vento, mas não é capaz de dizer de onde ele vem nem para onde vai, também é incapaz de explicar como as pessoas nascem do Espírito”.

Quando o Espírito Santo converte um coração, não o capacita apenas a entender a Palavra de Deus. Ele vivifica o coração que estava espiritualmente morto (cf. Efésios 2.1-10). Essa nova vida capacita o homem a desejar Deus  e a confiar totalmente  Nele; a amar Sua Palavra e praticá-la com obediência e fé. Sem essa obra graciosa do Espírito Santo no coração da pessoa, o crer jamais será possível, ainda que a pessoa demonstre entusiasmo em seu saber com relação à Palavra de Deus. Isto fica evidente na parábola do semeador contada por Jesus, na qual o segundo e o terceiro tipos de solo representando dois tipos de pessoas que ouvem a pregação da Palavra, e recebem-na com alegria e entusiasmo que não dura muito tempo.

Somente saber não basta para salvá-lo. Mas é o suficiente para torná-lo ainda mais reprovável e reprovado diante de Deus.
Se você foi agraciado com o dom da fé, louve, ame e sirva a Deus com todo o Seu ser, pois, foi para esse fim que Ele o criou e salvou.

Rev. Olivar Alves Pereira
Ad Majorem Dei Gloriam



Deixe um comentário