Noutesia.org

Aconselhamento Bíblico Noutético – Orientação Para a Vida


Sincretismo e idolatria: os gêmeos da desgraça

Rev.Olivar Alves Pereira

O sincretismo religioso é a prática de misturar elementos pagãos, idólatras e supersticiosos ao culto do Senhor Deus. É o vulgo “acender uma vela para Deus e outra para o diabo”. É cultuar a Deus do seu próprio jeito copiando práticas espúrias que maculam a pureza do culto estipulado por Deus.

Em 2Rs 17 nos dá um relato claro sobre o pecado do sincretismo e as terríveis consequências. Lemos sobre a causa do cativeiro que Deus permitiu que viesse sobre Israel pelas mãos dos impiedosos assírios.

 Israel afastara-se de Deus depois que entrou em Canaã (v.7). Caíram na idolatria do povo da terra e fizeram coisas abomináveis aos olhos de Deus (v.8-12). Deus em Sua bondade e amor, ainda lhes enviou profetas para lhes advertirem de seus pecados e se voltarem a Ele (v.13), “Porém não deram ouvidos…” (v.14), antes, aprofundaram-se ainda mais no lamaçal da idolatria (v.14-17). Deus pesou-lhes a mão (v.18). Judá seguiu o mau exemplo de Israel e também sofreu o mesmo fim (v.19-23).

A Assíria tomou Samaria, capital de Israel, e para ali trouxe grupos de povos pagãos para se misturarem com os samaritanos (v.24-28). Quando Deus castigou-os mandando leões para ataca-los por estarem misturando elementos pagãos com o Seu culto, aqueles pagãos começaram a buscar a Deus por meio de um sacerdote israelita que lhes ensinou sobre o culto a Deus. Contudo, esses pagãos continuaram com seus cultos idólatras enquanto adoravam a Deus (v.29-34). Não houve uma conversão verdadeira. Eles apenas queriam manipular a Deus para que Ele não os punisse mais. A idolatria nada mais é do que a tentativa de forçar Deus a fazer o que queremos. O sincretismo é o ato desesperado de tentar agradar a Deus, aos deuses (que não passam de ilusão da mente pecadora) e a nós mesmos – é idolatria também. No v.41 lemos justamente isso: “Assim, estas nações temiam o SENHOR e serviam as suas próprias imagens de escultura; como fizeram seus pais, assim fazem também seus filhos e os filhos de seus filhos, até ao dia de hoje”.

Quando buscamos a Deus e O cultuamos a fim de que Ele faça por nós algo que esperamos Dele, podemos estar cometendo o pecado da idolatria que tenta manipula-Lo. Não se comete o pecado da idolatria somente adorando imagens e aos falsos deuses; é possível agirmos como idólatras em relação a Deus enquanto estamos cultuando-O se O buscarmos a fim de que Ele realize a nossa vontade. Cultuar a Deus é um ato de rendição do nosso coração à vontade Dele.

Quando introduzimos no culto a Deus práticas que Ele não nos autoriza, costumes mundanos ou técnicas contemporâneas que não estão em acordo com a Sua Palavra, por mais sinceros que sejamos, estamos sendo sincréticos. Cultuar a Deus tem que ser um ato exclusivo a Ele.

Nunca trilhe o caminho do sincretismo e da idolatria, eles são os gêmeos da desgraça. 

Ad Majorem Dei Gloriam   



Deixe um comentário