Noutesia.org

Aconselhamento Bíblico Noutético – Orientação Para a Vida


Destruindo a rebeldia

Rev. Olivar Alves Pereira  

Se há algo contra o qual devemos sempre lutar, esse algo é a rebeldia. Um coração rebelde não desfrutar da bênção da salvação concedida por Deus. além disso, esse coração rebelde também desonra a Deus. Devemos destruir a rebeldia primeiramente em nosso coração. Também devemos lutar contra ela seja onde for, vindo de quem vier.

Quando o povo de Israel estava para entrar na terra prometida, Moisés repetiu os ensinamentos da Lei de Deus àquela nova geração, pois, a geração anterior havia morrido, e a nova precisava ser instruída quanto à Lei. Esta repetição da Lei ocasionou o livro de Deuteronômio. No Cap.13 do livro, Moisés instruiu quanto ao pecado da rebeldia e como este deveria ser combatido. Ele fala da rebeldia promovida pelos falsos profetas (v.1-5), ou por um ente querido (v.6-11), ou ainda por um grupo de homens perversos (v.12-18). Não importando de quem viesse a rebeldia, Israel tinha o dever de ataca-la e punir com morte os rebeldes.

Primeiramente, vejamos como os falsos profetas tinham de ser tratados:“1 Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio,  2 e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los,  3 não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.  4 Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis” (Dt 13.1-4). O que determinava a autenticidade e veracidade de um profeta não é somente o fato de suas profecias se cumprirem; se suas profecias se cumprissem, mas, esse profeta em algum momento ensinasse o povo a ser rebelde contra Deus, deixando-O por causa de deuses falsos e ídolos, tal profeta não somente deveria ser desacreditado, mas, também, morto (Dt 13.5).

Deus permite a existência de falsos profetas para nos provar para vermos se de fato estamos firmes em Sua Palavra como dizemos (v.3). Para passarmos nessa prova temos que andar nos caminhos do SENHOR com temor, guardar (cumprir) Seus mandamentos, ouvirmos a Sua voz (por meio da Sua Palavra), servi-Lo com amor achegando-nos a Ele sempre (v.4).

                Sejamos criteriosos. Não é porque a pessoa fala uma ou outra coisa certa que devemos dar crédito a ela. Um relógio quebrado marca as horas corretamente duas vezes ao dia, mas, nem por isso é confiável. Prove os ensinamentos e àqueles que os ensinam, para saber se estes são de Deus e falam sob a autoridade Dele (1Jo 4.1).

                                                                                          

Ad Majorem Dei Gloriam



Deixe um comentário